26 de julho - Dia dos Avós


Publicado em 17 de Julho de 2017.

Matéria veiculado na última edição do informativo VITRINE

A nova terceira idade

Idosos estão mudando comportamento e consomem cada vez mais

A expectativa de vida do brasileiro cresce ano após ano. Atualmente, vive-se em média 75,5 anos, segundo o dado mais recente do IBGE. Ainda de acordo com a estatística, as mulheres vivem cerca de 79 anos e os homens 71,9 - 6 e 5 anos a mais do que em 2000, respectivamente. Esse tempo a mais de vida tem tido mais qualidade também, o que dá aos nossos idosos a possibilidade de manterem parte da rotina e até fazerem o que nunca haviam feito quando mais jovens.

Com um conforto financeiro maior nessa fase da vida e tempo para usufruir do dinheiro, já que a tendência é que não tenham dependentes mais, muitos são consumidores ativos.  Até 2020 eles devem ser responsáveis pela circulação de mais de R$ 30 trilhões no mundo, segundo pesquisa da Consumer Generation. No Brasil, 16% da renda do país será de idosos, atualmente é 11%. Outra característica dos novos avós é priorizar a qualidade de produtos e serviços. 88% dos entrevistados na Consumers Generations disseram que é o fator mais importante e quase 60% pagariam a mais por algo melhor.

A empresária Amanda Santiago, dona do Espaço Amanda Santiago, afirma que a quantidade de mulheres com mais de 60 anos têm aumentado com o passar dos anos no salão. Segundo ela, as idosas que atende prezam por um trabalho bem feito e estão dispostas a arcar com os serviços desejados. O procedimento que elas mais procuram é a unha em gel, que tem valor superior a um serviço de manicure tradicional. Segundo ela, as idosas são decididas e consideram muito importante cuidarem-se, expressam a alegria mais até do que as mais jovens. As clientes nessa faixa etária também tem como característica serem fiéis e mantem uma frequência constante no salão, adoram um bom papo e estão abertas às sugestões do profissional de beleza.

Já o diretor da Zeos Empreendimentos, Frederico Oliveira, destaca que o comportamento dos idosos que já têm o hábito de viajar mudou um pouco. Além do tradicional destino Caldas Novas, disparado mais vendido para a terceira idade, o roteiro de Centenário de Fátima, em Portugal, tem sido bastante escolhido também. Ao longo dos 31 anos que está no mercado, especialmente nos últimos, a demanda da terceira idade se manteve na cidade. O que mudou foi a forma de divulgar. Além das mídias tradicionais, ele usa as redes sociais para direcionar anúncios a quem tem mais de 60 anos. O número de clientes que chegam atraídos por essa mídia ainda é baixo, especialmente em Divinópolis, mas ela existe. Frederico destaca que nas palestras e congressos de que participa os profissionais do setor já estão de olho neste nicho de mercado.

 

Dicas para atender idosos

Segundo Camila Mariane, fisioterapeuta fundadora do Espaço Vida, os idosos que circulam pelo comércio podem apresentar necessidades específicas. A partir dos 80 anos é muito comum que a pessoa fique confusa. Nesse caso, tem dificuldades de entender o que é falado, o que pode ser confundido inicialmente com problemas de audição. Por isso, a pessoa faz perguntas repetidas. A orientação é que o atendente tenha paciência, olhe nos olhos do cliente e repita as informações da mesma forma sempre, além de tocar no idoso.

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h.

Logo CDL Divinópolis