Como descobrir se há alguma pendência no seu CPF?

Publicado em 9 de Julho de 2021.

Consumidor pode consultar seu CPF através do smartphone e saber sua situação na base do SPC Brasil

Milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso. Se você é um deles, veja como descobrir se há alguma pendência em seu CPF e saiba como sair dessa sem estresse.

É preciso saber exatamente qual é a sua dívida. Existem muitas pessoas que estão negativadas e não sabem. Isso acontece principalmente quando se muda de endereço e eventualmente se esquece de avisar alguma empresa. Por isso, é tão importante consultar a situação do seu CPF.

Através do smartphone consumidores de todo o país podem consultar se seu CPF está inscrito na base de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A consulta é gratuita e está liberada por meio do aplicativo ‘SPC Consumidor’, disponível para download em todos os sistemas operacionais de smartphones.

Baixe agora pelo Google Play: http://bit.ly/SPCConsumidorGooglePlay ou App Store: http://bit.ly/SPCConsumidorAPPStore

Com a liberação da consulta, o consumidor terá à disposição não apenas o apontamento de atraso, mas também informações detalhadas sobre o débito, como valor da pendência, data de vencimento da conta e informações de contato da empresa credora para que o consumidor realize o pagamento ou proponha uma renegociação direta com a empresa.

Os consumidores podem consultar o próprio CPF quantas vezes quiserem e a qualquer momento. Para garantir a segurança das informações, é necessário preencher um cadastro prévio no aplicativo para em seguida receber um código de ativação em seu celular.

Além de consultar seu CPF com o aplicativo SPC Consumidor você conhece o seu score e o que fazer para aumentar a sua pontuação e ajudar organizar as suas finanças.

Com a CDL Divinópolis você pode negociar sua dívida

Após se certificar pelo aplicativo SPC Consumidor que seu nome possui pendência financeira, você pode verificar se a dívida está em nossa Central de Negociação. A negociação pode ser feita pessoalmente na CDL Divinópolis, pelos whats 37-3229-7206 / 37-3229-7205 e 37-9-9987-7289 ou via sms 37-9-9987-7289.

O que significa a dívida caducar?

Depois que a dívida completa 5 anos, ela não pode mais ficar nos bancos de dados da SPC. Mas ela não deixa de existir. O banco, financeira ou loja onde você fez a dívida ainda pode fazer a cobrança, inclusive com juros

Não foi você que fez a dívida?

No Brasil, a cada 17 segundos uma pessoa é vítima de fraude conhecida como roubo de identidade. Golpistas usam o nome, CPF e outros dados, como o número do cartão de crédito, para fazer compras, pedir empréstimos ou abrir empresas. Consultando seu CPF regularmente ajuda a se proteger contra esse tipo de fraude.

Outra forma de se prevenir é contratando o serviço SPC Avisa. Com o SPC Avisa, você consegue monitorar seu CPF e evitar possíveis fraudes em seu documento.

Como funciona o SPC Avisa?

Com o SPC Avisa, você recebe um alerta sempre que seu documento for incluído, excluído, consultado ou alterado em nosso banco de dados. É você quem decide se quer receber os avisos por e-mail e/ou SMS.