Confecção divinopolitana é premiada por produção responsável

Publicado em 7 de Dezembro de 2022.

Associada da CDL a Urbô recebe Prêmio José Costa, na categoria Produção Responsável e Competitividade

A marca de moda masculina, Urbô, tem a sustentabilidade entre os pilares do negócio, sendo agraciada com o Prêmio José Costa, na categoria “Produção Responsável e Competitividade”.

Criada em 2016 em Divinópolis, a empresa oferece ao mercado peças feitas a partir de matérias-primas inusitadas, como borra de café, garrafa Pet, cânhamo e fibra de banana. E, se no início, a aposta gerou desconfianças, hoje se mostra acertada e capaz de atender a diferentes anseios de lojistas e consumidores em todo o Brasil.

Em sua trajetória, a Urbô tornou-se uma marca full service, fornecendo roupas e acessórios a mais de 300 varejistas multimarcas em 15 diferentes estados. Sem contar os inúmeros consumidores on-line que navegam pelo e-commerce próprio.

Um dos sócios-fundadores, Aloysio Leal Rebello Filho, conta que a escolha dos fornecedores segue a mesma linha ecológica, pois a premissa que defendem envolve a sustentabilidade do início ao fim dos processos.

“Muitas (marcas) fazem linhas ecológicas apenas por fazer ou apenas porque é cool. Outras falam que fazem, mas não fazem. Confundem oportunidade com sustentabilidade ao trabalhar com restos de tecidos. Por isso, temos a meta de, em breve, comunicar nossos resultados. Queremos que o cliente consiga acessar nosso relatório em tempo real e acompanhe os processos e insumos utilizados”, revela.

A ideia surge, justamente, da necessidade de as empresas cada vez mais comunicarem suas ações. “Para nós isso não é uma questão de marketing, mas de pilares internalizados. Além dos fornecedores com os melhores selos de sustentabilidade, nossas tags também são plantáveis e toda a água empregada em nossa produção é reutilizada”, exemplifica.

Desempenho ancorado em sustentabilidade

A aposta da Urbô tem dado certo. Na contramão da indústria do vestuário, que vinha acumulando perdas de cerca de 30% durante os últimos dois anos, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a empresa faturou R$ 9 milhões em 2021 e espera crescer 20% este ano.

Além da proposta da marca, a demanda por produtos sustentáveis e maiores escolhas por parte do público masculino têm sido fundamentais para o sucesso dos produtos.

“Percebemos uma preocupação cada vez maior do homem em estar bem vestido. Antes isso era mais notável nas mulheres, mas agora isso tem vindo forte para o público masculino também. Sem contar que as pessoas estão mais seletivas com tudo o que consomem e nossos produtos estão alinhados com essas escolhas responsáveis”, conclui. Por esses e outros motivos, a marca foi agraciada na categoria “Produção Responsável e Competitividade”, na oitava edição do Prêmio José Costa.

O Prêmio José Costa

Em sua oitava edição, o Prêmio José Costa é promovido pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). Desde que foi criado, o prêmio já reconheceu 65 organizações que se destacam em seus setores e compartilham os mesmos valores e ideais do fundador do jornal, José Costa.

A solenidade de entrega da premiação marcou o aniversário de 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO que aconteceu no último dia 17 de novembro de 2022 no Auditório do Renaissance Work Center, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Fonte: Diário do Comércio

Crédito foto: Alessandro Carvalho