Divinópolis recebeu 10 mil novos negócios nos últimos três anos

Publicado em 23 de Abril de 2024.

Município registrou saldo positivo de 1.890 CNPJs e 8.519 MEIs, totalizando mais de 10,4 mil negócios, sob atual gestão

Desde janeiro de 2021, o município de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, criou mais de 10 mil empreendimentos sob a atual gestão. E a palavra-chave para alcançar essa marca foi a desburocratização dos processos para a abertura de empresas. De acordo com o Ministério da Fazenda, Divinópolis apresentou saldo positivo de 1.890 empresas e 8.519 novos microempreendedores individuais (MEIs), pouco mais de 10,4 mil negócios abertos entre janeiro de 2021 e março deste ano.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, a secretaria conseguiu mapear cerca de R$ 180 milhões em investimentos, com expansão de empresas e instalação de novas nos últimos três anos. “Os investimentos em Divinópolis foram nos negócios em setores como os de cosméticos, têxteis, fundição e siderurgia. Mas também os setores de eletrônicos, vestuário e comércio receberam aportes no decorrer do período”, enumerou.

Ainda segundo Luiz Angelo, desde o início da nova gestão vem sendo trabalhado um ambiente propício para a criação de novos negócios no município. “Conseguimos reduzir em 80% o tempo médio para a abertura de uma empresa em Divinópolis. Hoje, uma empresa consegue ser aberta em vinte e sete horas. Tornamos o processo 100% on-line e também aumentamos a quantidade de atividades dispensadas de alvará. Atualmente, 95% dos processos para abertura de um novo negócio é feito pela internet”, afirmou.

De acordo com o secretário, esse conjunto de melhorias favorece o empreendedor sem que a prefeitura se torne um empecilho para a abertura dos negócios e geração de empregos em Divinópolis. “Uma empresa ou um empreendedor consegue abrir uma empresa em Divinópolis sem a necessidade de deslocar um profissional até a cidade apenas para este fim”, salientou.

Fonte: Diário do Comércio