Para jovens, marketplace é o meio mais conveniente de comprar


Publicado em 3 de Novembro de 2022.

A pandemia acelerou o avanço do e-commerce nos últimos anos e deve seguir em alta

É fato que a maioria dos consumidores, sobretudo, os jovens, preferem as compras online nos dias atuais. Nesse cenário, o marketplace tem ganhado relevância para essa parcela de consumidores familiarizados desde muito cedo com as plataformas digitais.

Um fator determinante nesse contexto foi a pandemia. Esse agente social acelerou o avanço do e-commerce nos últimos anos e deve seguir em alta. De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, o mercado de e-commerce deve crescer ainda mais até 2025 (55%).

No Brasil, o estudo aponta que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período. Ou seja, um mercado aquecido que certamente está associado ao consumo do público jovem.

Pensando nisso, a Americanas encomendou um levantamento, realizado pela agência Conversion este ano, a fim de entender os principais hábitos de consumo online entre jovens de 16 e 30 anos.

 

A vez do marketplace

O levantamento mostra que, entre tantas plataformas e meios disponíveis para as compras online, os marketplaces demonstram ser o meio que atende melhor às necessidades dos mais jovens.

De acordo com os dados, a maioria dos entrevistados (83%) disse que prioriza e-commerces de lojas como Americanas, Submarino, entre outros, para comprar na internet.

Ainda segundo o levantamento, outras plataformas de compras citadas pelos jovens consumidores foram os aplicativos de compra (75%), sites das próprias marcas (57%) e redes sociais, como Instagram e Facebook (26%).

 

Google como principal fonte de pesquisa

Para encontrar o produto ideal, os jovens recorrem ao Google. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados (60%) – Millennials e geração Z – utiliza o buscador como principal forma de consulta de produtos e preços. Em seguida, os meios mais citados foram os próprios sites das marcas preferidas (53%) e os e-commerces (marketplaces) de lojas digitais (51%).

Quando perguntados sobre quais são os fatores predominantes no momento da decisão da compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido de qualidade do produto (31%) e promoções e descontos (31%). Na hora de pagar, o cartão de crédito liderou como meio preferido, mencionado por 87% dos entrevistados. O pix seguiu na vice-liderança (59%) e o boleto (31%) fechou o TOP 3.

 

Principais diferenças de comportamento de consumo online entre Millennials e Geração Z

Nem todas as respostas mostraram consenso entre os consumidores da Geração Z (16 a 24 anos) e Millennials (25 a 30). Nesse contexto, um dado que se destacou foi o de produtos preferidos para o consumo online – enquanto a maioria dos respondentes da “geração TikTok” mostrou preferência pelos celulares (54%), a maioria das respostas dos Millennials (57%) apontaram para a categoria de vestuário, seguida por calçados (51%), que ficou colada com os telefones móveis (50%).

Produtos relacionados à beleza aparecem no TOP 5 de ambas as gerações, mas a quinta posição muda entre as faixas etárias: enquanto os mais velhos citaram os eletrodomésticos, totalizando 47% das respostas, os Gen Z escolheram os eletroportáteis (28%), segmento que tem como famoso item a fritadeira Airfryer.

Quando o assunto é relação com a marca, a maioria das respostas (47%) dos consumidores da Geração Z apontaram para “marcas que mostram responsabilidade socioambiental”, enquanto a maioria (48%) dos millennials afirmou que não têm o hábito, mas pretende realizar compras de marcas que apresentam tal compromisso.

Como fator de influência para a decisão de compra, ambas as gerações disseram que compram de acordo com as próprias motivações, em um primeiro momento.

Já quando buscam outros motivadores, Millennials disseram que avaliam a viabilidade da condição financeira para a realização da compra, enquanto os consumidores da Geração Z afirmaram que consideram as recomendações dos amigos e familiares para realizarem o checkout das compras.

 

Como encantar os clientes das novas gerações?

Outro fator de peso nessa relação de consumo entre marcas e público jovem é o encantamento. A motivação de compra, como vimos, tem vários gatilhos e nesse enredo as marcas que conseguem um maior engajamento com esse público irão se destacar.

Esse coeficiente, segundo especialistas, deve estar no radar das empresas, que devem estar permanentemente atentas ao que eles dizem sobre a marca e saber utilizar isso a favor do negócio.

Enfim, os fatores que determinam o comportamento de consumo dos jovens são complexos. Aqueles que estiverem dispostos a olhar com atenção todo esse ecossistema de comportamento e consumo dessa parcela ativa do mercado – e ir além do usual – obterá melhores resultados.

Fonte: Consumidor Moderno

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h.

Logo CDL Divinópolis