Comércio espera impacto positivo com liberação do FGTS

Publicado em 21 de Agosto de 2019.

CDL Divinópolis recebe consumidores para consulta e negociação de débitos

O Governo Federal espera liberar R$ 42 bilhões com os saques do FGTS e R$ 21 bilhões com o PIS-Pasep. Essa injeção de recursos vai ajudar a aquecer os setores do comércio e serviços que, juntos, representam mais de 73% do PIB do país, empregam 72 milhões de pessoas e movimentam cerca de R$ 4,1 trilhões por ano, de acordo com a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Logistas.

Em abril, o Indicador de Uso do Crédito, apurado pela CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 17% dos consumidores brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem fazer uma compra a prazo. O levantamento aponta que a principal razão para a negativa é o fato de estarem com o nome inserido em cadastros de inadimplentes (27%). O estudo é realizado bimestralmente e, neste caso, tem o mês de abril como referência.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o acesso aos recursos do FGTS pode beneficiar o brasileiro que mais necessita. “Os saques devem atender às necessidades de quem mais sofre neste momento, os cidadãos das classes C, D e E, que estão há muito tempo sem liquidez”.

Expectativas para Divinópolis

O Diretor de Ações Instituições da CDL Divinópolis, Luiz Ângelo Gonçalves, com base nos valores nacionais, calcula que a liberação do saque do FGTS terá um impacto estimado de R$33 milhões em Divinópolis.

“As famílias tendem a priorizar o pagamento de dívidas, o que gera um impacto positivo para o comércio no médio e longo prazo. Isso porque muitas famílias podem voltar ao mercado com o acerto de dívidas. A estimativa do impacto direto no comércio de Divinópolis é de R$ 8 milhões. Assim como observamos em 2017 quando o governo realizou uma ação semelhante, quando as famílias têm dinheiro no bolso o impacto para o comércio é positivo”, observa .

Em cada dez brasileiros quatro devem até R$ 500,00

Dados apurados pela CNDL e pelo SPC Brasil mostram que um percentual relevante de pessoas que estão com contas em atraso deve quantias que não chegam a quatro dígitos. Em cada dez consumidores que começaram o mês de agosto com o CPF inscrito na lista de inadimplentes, quatro (37%) devem até R$ 500 e a maioria dos inadimplentes brasileiros (53%) possui dívidas que somadas não ultrapassam R$ 1.000. Outros 20% devem algum valor entre R$ 1.000 e R$ 2.500, ao passo que 16% devem entre R$ 2.500 e R$ 7.500. Já as dívidas acima de R$ 7.500 são objeto de preocupação de 10% das pessoas que estão negativadas no Brasil. De acordo com o levantamento, cada consumidor inadimplente tem, no geral, duas dívidas em aberto.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, tendo em vista que muitos brasileiros devem valores relativamente baixos, a liberação dos saques das contas do FGTS servirá, essencialmente, para sanar essas pendências, ajudando o consumidor a voltar ao mercado de crédito. “Quinhentos reais podem parecer pouco para alguns, mas é praticamente a metade de um salário mínimo. Para quem está com contas em atraso, esse recurso extra poderá aliviar o bolso. Mesmo para quem tem uma dívida maior, esse dinheiro pode abater parte do valor do débito e contribuir em uma renegociação com parcelas menores, que possam caber no orçamento”, analisa Pellizzaro Junior.

A maior parte (53%) das dívidas em aberto no Brasil tem alguma instituição financeira como credor. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas, enquanto o setor de comunicação por 11% e as contas de água e luz 10%.

CDL Divinópolis recebe consumidores para consulta e negociação de débitos

A CDL Divinópolis conta com a Central de Negociação que tem como objetivo a cobrança de débitos vencidos para empresas associadas. Com a liberação do FGTS, a entidade espera receber um número maior de inadimplentes para quitação de débitos.

Para o consumidor saber se há algum registro em seu nome, deverá comparecer à CDL Divinópolis no horário de 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, com os documentos originais de identidade e CPF.

A Consulta balcão é gratuita e deve ser realizada pelo titular dos documentos. A consulta pode ser feita por um representante legal, desde que, esteja munido de uma procuração devidamente assinada, com poderes especiais para representar o titular dos documentos perante a CDL Divinópolis, com firma reconhecida em cartório.

No momento da consulta o consumidor é informado sobre o valor da dívida e a empresa que registrou o débito. Estando empresa em nossa Central de Negociação, o inadimplente poderá negociar sua dívida na própria Entidade, caso contrário o consumidor será informado de qual empresa deverá procurar.