Comércio varejista poderá estender horário no período natalino

Publicado em 17 de Novembro de 2023.

Acordo entre sindicatos possibilita horário especial, que só poderá ocorrer com adesão à cláusula autorizativa

A CDL Divinópolis informa que o comércio poderá estender o seu horário nos dias que antecedem à comemoração do Natal de 2023. Isso porque, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis - Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio – Sindcomerciários assinaram Convenção Coletiva com horário sugestivo e facultativo para o funcionamento do comércio durante o período natalino.

O Natal é considerado a melhor data do ano para o aquecimento das vendas, uma ótima oportunidade para o comércio varejista de Divinópolis. “Em meio à efervescência das festividades natalinas, queremos ressaltar a importância do comércio varejista de Divinópolis neste período tão significativo. O Natal é a melhor época do ano para impulsionar as vendas, e, diante disso, a CDL Divinópolis se empenha em proporcionar as condições ideais para atender à demanda. A adesão ao horário especial de Natal proporciona não apenas um melhor atendimento às demandas dos consumidores, mas também contribuirá significativamente para o aquecimento das vendas e o sucesso do comércio local neste período”, pontou a Presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões.

O Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis – SinComércio esclarece que todo o comércio varejista de Divinópolis poderá utilizar da mão de obra de seus funcionários nesse período, desde que requeira, junto ao Sincomércio, o Certificado de Adesão à cláusula autorizativa, comprometendo seguir as orientações contidas na referida convenção coletiva. Para solicitar a adesão, o solicitante deve formalizar por email (sincomerciodivinopolis1@gmail.com) ou nos telefones - (37) 9 9873 4466 ou (37) 9 9816 2621,

A convocação ou o trabalho de empregados na ausência do certificado poderá resultar nas penalidades previstas na convenção.

Confira os dias e horários:

24 de Novembro - Sexta-feira (Black Friday) – Funcionamento Normal

25 de Novembro - Sábado - Funcionamento normal

08 de Dezembro - Sexta-feira - De 9h às 18h

09 de Dezembro – Sábado - Funcionamento normal

10 de Dezembro – Domingo - Fechado

11 a 15 de Dezembro - Segunda a Sexta-feira - Funcionamento normal

16 de Dezembro – Sábado 09h às 18h

17 de Dezembro - Domingo - Fechado

18 a 22 de Dezembro - Segunda a Sexta-feira - 09h às 20h

23 de Dezembro – Sábado - 09h às 18h

24 de Dezembro – Domingo - 09h às 18h

25 de Dezembro - Segunda-feira - Fechado

26 de Dezembro - Terça-feira - Funcionamento após 12h

27 a 30 de Dezembro - Quarta a Sábado - Funcionamento normal

31 de Dezembro – Domingo - Fechado

01 de Janeiro de 2024 - Segunda-feira - Fechado

02 de Janeiro de 2024 - Terça-feira - Funcionamento após 12h

Já para o Divishop, conforme convenção coletiva específica, nos dias 25 e 31 de dezembro e 01 e 02 de janeiro, não haverá expediente, ou seja, o estabelecimento estará fechado. Para os demais dias, o horário se mantém.

Segundo o Sincomércio, os supermercados e o Shopping Pátio estão excluídos da CCT de Natal por adotarem jornadas diferenciadas em relação ao comércio em geral, inclusive quanto ao trabalho em feriados.

Funcionamento do Shopping Pátio no dia 08/12

Conforme Convenção Coletiva Específica, as empresas do comércio varejista estabelecidas no Centro Comercial Shopping Pátio Divinópolis, para utilização da mão de obra de seus funcionários, no feriado de 08/12/2023, deverão solicitar a autorização junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis, através do e-mail sincomerciodivinopolis1@gmail.com ou pelo whatsapp 37 99873 4466 .

Na ausência da Autorizaçao, as empresas ficarão sujeitas às penalidades previstas em instrumentos coletivos e na CLT, além de impedidas de exigirem trabalho de seus empregados em outros feriados.